Olimpio Menegatto - Genealogia das famílias
Bassi, Menegatto, Smith e Vasconcellos

O Sobrenome Vasconcellos

O Apelido Vasconcellos

Francisco de Vasconcelos
Portugal

Tal como sucede com quase todos os apelidos (em Portugal e nos outros países) sejam eles de origem toponímica como este, de patronimicos ou de alcunhas, são inúmeras as diferentes famílias que o usam e usaram, muitas das quais não têm sequer uma pinga de sangue em comum.

Das muitas famílias que usam este apelido - designadamente oriundas da região do Douro Litoral, da Madeira, Açores, Uruguai, Malaca e Singapura, Angola e Brasil - só uma o tem por varonia.

Quanto às restantes o apelido de Vasconcelos veio-lhes por linhas com uma ou mais quebras de varonia, bastardia ou simplesmente de "fantasia" (genealogias inventadas), ou descendem de antepassados que passaram a usá-lo por obrigação de algum vínculo, por devoção com algum patrono importante, pelo baptismo cristão de antigos judeus ou nativos das colónias de África, Ásia e Brasil, ou simplesmente porque era o apelido do padrinho de baptismo.

E pode mesmo ter havido diferentes famílias que por terem sido em várias épocas sucessivamente moradoras no lugar de Vasconcelos tenham adaptado como apelido o topónimo que começou por ser mera alcunha indicativa de residência.

A grafia tem tido variantes: de Vasconcelos, de Vasconcellos, de Basconcellos (na Galiza), Vasconsellos, Vascogoncellos, Uasconcellos, Basconcillos (lugar perto de Burgos, em Espanha), etc.

O LUGAR QUE DEU ORIGEM AO APELIDO

O nome de Vasconcelos surge pela primeira vez nas inquirições de 1258 para designar uma "honra " (feudo) - hoje um lugar da freguesia de Ferreiros, concelho de Amares, distrito de Braga - então pertencente a João Peres de Vasconcelos, de alcunha "O Tenreiro", fidalgo que participou na conquista de Sevilha e é o mais antigo personagem assim designado.

O lugar tem uma torre e paço medieval que dizem ser do século XIII e, embora esteja desde há muito arruinado é ainda assim talvez o mais importante solar fortificado de meados da primeira dinastia que existe em Portugal .

Está assente num terraplano, o que faz com que três dos seus lados desçam abaixo do nivel do andar térreo. Compõe-se de uma quadra, a torre, que mede 6,10 por 6,35 metros, e que está junta a outro edificio rectangular. A espessura das paredes é de 1,80 metros e da parede interna é de 1,1 metros. A parte mais alta das paredes atinge hoje já somente 3,65 metros, refere J. Rigaud de Sousa.

Incrivelmente ao abandono, ainda há pouco cheio de vegetação, em riscos de se arruinar ainda mais, é um monumento raro, que bem merecia a protecção dos responsáveis - públicos e privados !

NOME DE PLANTA E DE UM PRÉMIO MUSICAL

Entretanto está naturalmente ligada a este apelido a origem do nome da "vasconcélia", "género de planta da família das caricáceas" - referida no Dicionário Lello Universal.

Mas Vasconcellos não é apenas nome de um apelido e de um solar, pois designa também um prémio de música o "Vasconcellos Music Trust", criado para jovens músicos, cantores e compositores portugueses em memória de António e Domingos de Sousa e Vasconcellos.

Os primeiros Vasconcelos, uma linhagem de infanções que a partir do reinado de D. Fernando ascendeu à primeira plana da Corte, adaptaram como brasão de armas um escudo de negro com três faixas veiradas (ou veiradas e contraveiradas, não se sabe ao certo) de prata e encarnado - armas muito parecidas com a dos Alvarengas (seus descendentes por uma senhora) e a da ilustre antiga família francesa dos Sires de Coucy (de encarnado três faixas veiradas de azul e prata).

As armas dos Vasconcelos aparecem pela primeira vez sem indicação de cores em l284 num selo do Bispo de Lisboa D. Estevão Anes de Vasconcelos (cf. Marquês de Abrantes, Sigilografia Medieval Portuguesa , selo nº.268) , e com indicação de cores numa pintura em madeira de cerca de 1397/1401 na Igreja de Nª. Sª. da Oliveira em Guimarães. Na versão das três faixas veiradas e contraveiradas aparecem nos principais armoriais oficiais - o Livro do Armeiro Mor (15O9) o Livro da Torre do Tombo, de António Godinho (1515/45), na Sala dos Brasões do Paço de Sintra e na notabilíssima Capela dos Morgados do Esporão na Sé de Évora (1530).

Destas armas, que pertencem hoje de direito ao chefe do nome e armas dos Vasconcelos (o Marquês de Abrantes, como sucessor dos Morgados do Esporão e antigos Condes de Figueiró) existem numerosas variantes oficiais consagradas em Cartas de Brasão de Armas atribuídas a famílias nobres de Portugal e Brasil.

TÍTULOS DO PRÓPRIO APELIDO

Houve alguns titulares da própria designação deste apelido. A saber:

  • Barão de Vasconcellos - título vitalício, brasileiro, concedido sucessivamente em 1869 e 1874 a dois elementos da família Smith de Vasconcellos, que são Fidalgos-Cavaleiros.
  • Conde de Vasconcellos - título que em 1629 teve Félix Machado da Silva Castro e Vasconcellos, Senhor de Entre-Homem-e-Cávado, antes de ser feito (por Filipe IV) Marquês de Montebelo (cf. Braamcamp Freire, Brasões da Sala de Sintra, titº. de Vasconcelos, p.341).
  • Marquês de Vasconcellos - Um oficial português que tinha servido no Regimento de Infantaria 7 (que permaneceu muito tempo em Espanha) foi preso em 1813 em Badajoz por se intitular (sem qualquer direito) Marquês de Vasconcellos (cf . Bol. do Arquivo Histórico-Militar. vol.XVI Vª.Nª. de Famalicão, p.p.l74-175).

TÍTULOS "DE JURO E HERDADE"

Marquês de Castelo-Melhor - Desde o século XVII a principal casa do apelido de Vasconcelos, teve em 1611 o título de Conde de Castelo Melhor. Em 1766 recebeu o título de "juro e herdade" (isto é, hereditário) de Marquês de Castelo-Melhor, por troca com as capitanias hereditárias das Ilhas da Madeira e de Santa Maria dos Açores.

Por um casamento com a sucessora dos capitães da Madeira, esta Casa - que apesar de em 1888 ter passado por casamento para a varonia dos Silveiras Pinto da Fonseca (do Visconde da Várzea) conserva ainda o apelido de Vasconcelos - tem também além de outros, o título de Conde de Calheta (de 1576) também "de juro e herdade" e a chefia do nome e armas dos Câmaras.

A sua residência tradicional , um dos mais grandiosos palácios de Lisboa ainda existe, embora lhe tenham mudado o nome para Palácio Foz quando no final do século XIX foi alienado pelos Castelo-Melhor.

O actual Marquês de Castelo-Melhor, Bernardo de Vaconcelos e Sousa, um dos mais notáveis historiadores da nova geração, sucedeu recentemente a José Mattoso como director do Arquivo da Torre do Tombo.

Conde da Lapa - família com nobreza medieval (séc.XIV) por ter a varonia antiga dos "Almeidas por quem o Tejo chora", foi a primeira que usou o duplo apelido Almeida e Vasconcelos. Tem o título "de juro e herdade " de Barão de Mossâmedes, que tirou do Reguendo de Mossâmedes (na Beira) propriedade concedida aos seus antepassados em 1388 e, segundo parece, a chefia do apelido Soveral.

O 1º. Barão, que foi capitão e governador de Angola, fundou nesta província ultramarina a cidade de Mossâmedes, à qual deu o nome do antiquíssimo reguengo propriedade da sua família.

FAMÍLIAS COM VARONIA DOS PRIMEIROS VASCONCELOS

Não se conhece hoje nenhuma famíla que seja descendente por varonia legítima dos primeiros Vasconcelos, senhores da Honra e Solar de Vasconcelos no século XIII e da linhagem do célebre Martim Moniz (cujo feito na conquista de Lisboa surge pela primeira vez num documento 200 anos depois).

Existem ainda hoje algumas famílias fidalgas que descendem por varonia dos Vasconcelos medievais - através de Rui Vasques Ribeiro (de Vasconcelos). Senhor das vilas de Figueiró e Pedrogão, filho bastardo (legitimado por D. João I em 1430) de Rui Mendes de Vasconcelos, e dos seus descendentes os primeiros marqueses de Castelo-Melhor. São elas: a família de Luís-Maria Pinto de Vasconcelos e Sousa (ramo segundo dos Castelo-Melhor) e as Casas de Óbidos, Alcaçovas, Pombeiro e Pombeiro de Riba Vizela. Mas de todas elas a única que ainda conserva o apelido de Vasconcelos é a de Óbidos.

Todas elas têm portanto uma nobreza por varonia legítima que remonta a 1430.

Conde de Óbidos - título de 1636, com Honras de Parente (1749) "de juro e herdade" (1777), família que usa os apelidos Vasconcelos e Sousa , e é também representante dos títulos de Marquês de Santa-Iria, Conde de Palma, Conde de Sabugal, Conde de Alva, dos antigos Alcaides-Mores de Óbidos e Selir do Porto e dos fidalgos Monteiro Paim.

Senhores das Alcáçovas , título de 1449, "de juro e herdade" (1518), cujos sucessor em 1834 foi feito (a título vitalício??) Conde das Alcáçovas. Esta Casa, cujos senhores usam os apelidos Henriques de Lancastre e são chefes do nome e armas dos Henriques, passou em 1808 pelo casamento da 13ª Senhora das Alcáçovas, Dona Teresa Henriques, com o Par do Reino Luís de Vasconcelos e Sousa (Castelo-Melhor) à varonia Vasconcelos, apelido que não usa.

Também a Casa dos Senhores (1355) e Condes (1662) de Pombeiro, Senhores (l449) e Marqueses (1801) de Belas, Morgados de Castelo Branco-o-Novo (em Santa Iria, junto a Sacavém) passou pelo casamento da 6ª. Condessa com um fidalgo da Casa Castelo-Melhor à varonia Vasconcelos. Não usam contudo este apelido, mas sim o de Castelo-Branco , tradicional na casa Pombeiro e do qual são, segundo parece, os chefes do nome e armas.

E, recentemente, também Casa do Paço de Pombeiro de Riba Vizela, que em 1851 teve o título de Barão em duas vidas (extintas em 1906), passou em 1945 pelo casamento da sua herdeira e sucessora com um fidalgo da Casa das Alcáçovas à mesma antiga varonia dos Vasconcelos.

Títulos antigos deste apelido: Condes de Penela, casa com varonia (ilegítima) real, descendente de Dona Maria de Vasconcelos casada com o Senhor Dom Afonso de Cascais, filho bastardo do infante Dom João, Senhor de Cascais e Oeiras; Condes de Figueiró e morgados do Esporão (grande herdade perto de Reguengos de Monsaraz, que ainda existe com os mesmos limites que tinha na Idade Média e cujos senhores construiram na Sé de Évora uma notável capela renascença).

TÍTULOS BRASILEIROS

Títulos e Famílias brasileiras com nobreza hereditária:

  • Barão de Parangaba, José Miguel de Vasconcellos
  • Barão de Várzea, José António de Sepulveda e Vasconcellos
  • Visconde de Montserrate, Joaquim José Pinheiro de Vasconcelos
  • Visconde de Caethé (1826), José Teixeira da Fonseca e Vasconcelos
  • Barão de Maraú (1860), José Teixeira de Vasconcelos, senhor de engenho.
  • Barão de Vasconcelos (já referido), da família Smith de Vasconcellos.

ALGUMAS FAMÍLIAS PORTUGUESAS

  • Conde de Leiria - título concedido em 1890 a um elemento da família Pereira de Vasconcelos, apelido que ainda hoje conservam os seus sucessores, apesar de a casa ter passado por um casamento à varonia dos Azeredos de Mesão Frio.
  • Santa'Ana e Vasconcelos, descendentes do Visconde das Nogueiras;
  • Ornelas e Vasconcelos, morgados do Caniço (1499) na Ilha da Madeira, que ascenderam ao pariato hereditário no final do século XIX.
  • Carneiro de Vasconcelos, Fidalgos de Cota d'Armas (1848), que sucederam por casamento na casa dos Viscondes de Vilarinho de S. Romão, sucessores dos antigos dos Ferreiras do Carregal (1492) e das Taipas no Porto e da Honra do Paço de Avioso .
  • Perestrelo de Vasconcelos - Moços-Fidalgos com tratamento de senhoria, descendentes de um desembargador do século XVIII que casou com a sucessora da antiga Quinta do Hespanhol, no termo de Torres Vedras, casa antiga dos Perestrelos.
  • Moraes Sarmento de Vasconcelos e Castro - família com varonia Morais, Fidalgos-Cavaleiros da Casa Real.
  • Barros e Vasconcelos da Quinta das Barras, perto de Lisboa, fidalgos autênticos e antigos, têm o fôro de Moços-Fidalgos "com as honras de exercício no Paço" (isto é, com o tratamento de senhoria).
  • Teixeira de Vasconcelos (Pascoais) - família do escritor Teixeira de Pascoais, proprietários da antiga Casa de Pascoais perto de Amarante, que ascenderam ao pariato heriditário em 1906.
  • Teles de Vasconcelos - família nobre oriunda da Guarda, que ascendeu ao pariato heriditário em 1881 na pessoa de António Teles Pereira de Vasconcelos Pimentel.
  • Vasconcelos, de Vila do Conde - família nobilitada em 1779 com uma Carta de Brasão de Armas, Cavaleiros--Fidalgos (desde 1794), herdaram por um casamento de 1789 o antiquíssimo solar do Paço de Siqueiros (século XIV) perto de Ponte-do-Lima, berço dos Sequeiros e Luna.
  • Pais de Vasconcelos - nobreza medieval, família com varonia Tavares, têm uma Carta de Brasão do século XVI do apelido Pais e são desde o século XVI Fidalgos-Cavaleiros da Casa Real.
  • Azevedo de Almeida e Vasconcelos (Reriz) - Descendentes de um médico, físico-mór dos reis do final do século XVI, cujo neto foi capitão de Infantaria na Guerra da Restauração e casou com uma Almeida e Vasconcelos da Casa de Mossâmedes. Senhores de um belo Solar em S. Pedro do Sul, têm o "foro" de Fidalgos-Cavaleiros (1710) e receberam o título (vitalício ?) de Marquês de Reriz em 1894.
  • Almeida Loureiro e Vasconcelos - família que teve em 1908 o título (vitalício ?) de Visconde de Almeida e Vasconcelos.
  • Vieira e Vasconcelos (Alvaiázere) - Família da região de Ourém, descendente de um médico muito estimado de D. João IV, que usou primeiro os apelidos Vieira da Silva e teve o "foro" de Fidalgo da Casa Real (1806), uma carta de brasão d'armas (1826) e o título de Barão de Alvaiázere. A vidente de Fátima, Jacinta Marto, foi sepultada no jazigo desta família no Cemitério de Vila Nova de Ourém quando morreu em 1920, só mais tarde o seu corpo tendo sido transferido para o Santuário da Cova da Iria.
  • Sousa e Vasconcelos - família nobre cujos elementos têm o "foro" de Fidalgos-Cavaleiros.
  • Vasconcelos e Sá - ilustre família descendente de José Maria de Vasconcelos e Sá (1862-1953) oficial de Engenharia , Construtor do célebre Farol da Cockburn em Lourenço Marques, que era filho natural perfilhado do 2º. Barão de Albufeira.
  • Lobo de Vasconcelos - notável família oriunda da Quinta da Faia, nos arredores da Guarda (Mondego) a que pertenceu um ilustre oficial do Exército do tempo do Rei D. Carlos e é hoje por um casamento proprietária do Casal Branco, em Almeirim.
  • Vale e Vasconcelos - família da Casa do Souto, em Cavez, Cabeceiras de Basto, a que pertencem o escritor e editor Francisco Vale e o antigo director-geral do Secretariado Técnico para os Assuntos do Processo Eleitoral- STAPE, Duarte Nuno de Vasconcelos.
  • Pestana de Vasconcelos, do Porto - notável família católica e miguelista, ligada à fundação do Banco Popular Português e da Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal, que hospedou no seu palácio da Praça da República no Porto a vidente de Fátima Jacinta Marto e os primeiros jesuítas que chegaram a Portugal depois da segunda expulsão da Companhia de Jesus na primeira República. A capela neo-gótica do seu palácio - vandalisada por ocasião das desordens subsequentes ao 25 de Abril - tem a mais antiga imagem de Cristo Rei que existe em Portugal. E que por isso mesmo esteve presente na inauguração do Monumento de Almada .
  • Leite de Vasconcelos - ilustre família a que pertencem um dos mais eminentes vultos da cultura portuguesa.
  • Jácome de Vasconcelos (Avelar) - ilustre família de Braga onde possui desde o século XVI a Casa do Avelar e de que alguns elementos se distinguiram no governo do município. A esta família pertence a actual directora do bem organizado Arquivo Distrital de Braga / Universidade do Minho, Maria da Assunção Jácome de Vasconcelos.
  • Vasconcelos Porto - família descendente de um notável político regenerador e oficial de Engenharia, que foi Ministro da Guerra do Governo de João Franco no reinado de D. Carlos.
  • Abreu Vasconcelos - família proprietária da casa do antigo morgado de Jolda, Arcos-de-Valdevez, descendente de filhos naturais de um sacerdote, senhor desta casa. que procedia por varonia dos Sequeiros, Condes de Priègue na Galiza, e amo dos antigos Sequeiros do Paço de Sequeiros em Ponte de Lima.
  • Pestana de Vasconcelos, da Ilha da Madeira.
  • Rocha Páris Pinto de Vasconcelos - embora o apelido tradicional desta família oriunda do Minho seja Rocha Páris, alguns dos seus descendentes usam hoje Vasconcelos, naturalmente por que era o último apelido (troca esta que ocorreu também com outras famílias antigas). A esta ilustre família, que tem uma justificação de nobreza de ...... pertenceu o notável poeta do início deste século, João da Rocha, que usou o pseudónimo de Frei.
  • Marques de Camões de Vasconcelos - descendentes de José Manuel Marques de Camões e de sua mulher, herdeira da antiga casa nobre chamada dos Vasconcelos em Alter do Chão.
  • Bacelar de Vasconcelos - Família descendente por varonia de João Pinto de Vasconcelos (filho natural de um oficial do Exército do mesmo apelido que fez serviço em Monção no século XVII). A esta antiga família que conserva a propriedade da Casa do Forno, em Margaride, Felgueiras, pertence Pedro de Bacelar de Vasconcelos, Governador Civil de Braga.
  • Meireles e Vasconcelos - Família oriunda da Quinta da Ramada, no Arco de Baulhe, que se distinguiu na política liberal no século XIX e se aliou aos Vasconcelos de Vila do Conde (de onde lhes vem o segundo apelido).
  • Teixeira de Vasconcelos (Marvão) - Família ilustre do Minho, proprietária da casa do Marvão em Celorico de Basto, descendente de Manuel Teixeira da Cunha e Andrade de Carvalho, que teve dois filhos, que receberam ambos carta de brasão de armas em 1790:Bernardo Coutinho Teixeira Álvares de Carvalho e Sebastião José Teixeira Carvalho da Cunha Coutinho. A esta família pertenceu frei Bernardo da Anunciada Vaz Lobo Teixeira de Vasconcelos (1902-1932) mais conhecido por frei Bernardo de Vasconcelos, frade beneditino, poeta místico e escritor, falecido com fama de santidade e cujo processo de beatificação está em curso.

PERSONALIDADES NOTÁVEIS

  • António Pedro de Vasconcelos - o mais ilustre dos governadores de Colónia do Sacramento (antiga cidade portuguesa, hoje no Uruguai) e fundador de Montevideu em 1723.
  • Luís Mendes de Vasconcelos (séc.XVII), foi Príncipe e Grão Mestre da Ordem Soberana e Militar de Malta, tendo sido um dos quatro portugueses que ocuparam esta alta dignidade.
  • José de Vasconcelos (1882-1959), filósofo mexicano e um dos mais notáveis pensadores latino-americanos da primeira metade deste século. Foi Ministro da Educação (1920-1924) e candidato derrotado à Presidência da República do Mexico em 1929.
  • 3º. Conde de Castelo Melhor, Luís de Vasconcelos e Sousa, valido do rei D. Afonso VI, governou o País de 1662 a 1667, tendo sido um dos maiores responsáveis pela vitoriosa campanha da Guerra que levou à restauração da independência de Portugal.
  • Augusto de Vasconcelos (1867-1951) - Primeiro Ministro de Portugal em 1911/12, era professor catedrático de Medicina e foi também Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro de Portugal em Londres e Madrid.
  • Miguel de Vasconcelos e Brito - o Secretário de Estado morto pelos revoltosos no 1º. de Dezembro de 1640, foi Senhor da antiga Honra de Alvarenga (de onde tirou o apelido de Vasconcelos) e era da varonia dos Lunas, família de magistrados do século XVI oriunda de Viana do Castelo e do Paço de Sequeiros em Ponte de Lima. Dele escreveu um autor que "foi muito inclinado à Poesia, como no estudo da genealogia, pela qual se fez odioso a grande parte da Nobreza".
  • Dona Francisca de Vasconcelos - casou com o Rei das Maldivas de quem teve D. Filipe, s.g.. também Rei das Maldivas, e a Infanta D. Inês, casada com Sebastião Tavares de Sousa, de quem teve D. Luís de Sousa, que vindo a Portugal em 1641 El-Rei D. João IV "lhe deu tratamento de Rei com Docel e Alteza" (cf. Felgueiras Gaio, titº. de Leites).
  • Luís de Vasconcelos e Sousa, ilustre fidalgo, que foi vice-rei do Brasil em 1778.
  • Constantino de Vasconcelos - arquitecto e engenheiro do século XVII, que foi o principal arquitecto barroco do Perú, país onde viveu.

BIBLIOGRAFIA

Eugénio de Castro - "Os Meus Vasconcelos".

Pedro de Azevedo - "Os de Vasconcelos", in Archivo Histórico Português (1904).

"Monografia do Concelho de Amares".

Miguel Lopes Ferreira - "Vida e Acções de Sua Alteza Sereníssima Fr. Luís Mendes de Vasconcellos, Grão--Mestre da Sagrada Religião de Malta, ed.1731.

Amselmo Braamcamp Freire - "Brasões da Sala de Sintra".

Oliveira Mouta - "Dos Barros e Vasconcellos".

Álvaro Ferreira de Vera - "Información de la Origen de los Vasconcellos", Madrid.

João Salgado de Araújo, Abade de Pera - "Sumário da Família Ilustríssima de Vasconcellos", ed. Madrid, 1638.

Artur da Mota Alves, "O Morgadio de Fontelas", ed. Lisboa, 1937.

José Mattoso - "Religião e Cultura na Idade Média", pag. 228 e seg.

José Augusto P. de Sottomayor Pizarro - "Os Patronos do Mosteiro de Grijó", Ponte-de-Lima. 1995, pp. 125, 138, 143-147, 155 e 295.

Francisco de Vasconcelos - "Os Vasconcelos de Vila do Conde", Boletim Cultural da Câmara Municipal de Vila do Conde, 1987,1988 e 1989.

José João Rigaud de Sousa - "Casas-Torres Ainda Existentes nos Arredores de Braga", in "O Distrito de Braga". Vol. III, 2ª série (VII), 1978, pp. 7-11.



Atualizado em 11/06/2007